Faça sua Inscrição

Curso de Formação de Mediadores de Conflitos

RESSIGNIFICANDO A CONVIVÊNCIA

Carga horária total: 194 h/a.
 
Público alvo: Assistentes sociais, psicólogos, educadores, advogados, pedagogos, outros profissionais, lideranças comunitárias e demais interessados.
 
Local: Endereço: Rua Almirante Barroso, 689  Bairro Floresta – CEP 90220-021, Porto Alegre/RS

Direção: Luciano Duarte Medeiros

Coordenação:
Ana Maria Marques.
 
Síntese:

O trabalho técnico do Instituto CAIFCOM (Cuidado, Atendimento, Ensino e Pesquisa do Individuo, Família e Comunidade) em relação à formação básica e específica em mediação de conflitos, que tem seu próprio método, possui oobjetivo de permitir que as próprias pessoas busquem solucionar suas disputas exercendo sua cidadania através de uma prática colaborativa, pacífica e da conversa cordial. Marshall Rosemberg, que desenvolveu o método da Comunicação Não Violenta nos alerta que é possível por meio de do diálogo respeitoso podermos comunicar (escutar e expressar) de forma clara, transparente o que sentimos e necessitamos. Segundo o Dr. Adalberto Barreto criador da Terapia Comunitária, “... a comunidade tem problemas, comunidade tem solução...”.
Mediar é empoderar-se de suas competências e habilidades empáticas, compassivas, não julgadoras, desenvolvendo seus talentos com outra forma de se perceber e perceber o outro em busca de uma cultura de Paz bem como um mecanismo de resolução de controvérsias sociais que envolvem indivíduos, famílias e comunidades.
 

Objetivos:

- Formar mediadores extrajudiciais, a partir de um estudo abrangente sobre formas resolução de conflitos;
- Incentivar o diálogo colaborativo de controvérsias;
- Incentivar soluções consensuais e autocompositivas;
- Oferecer aos participantes a oportunidade de desenvolverem e experienciarem seus talentos como mediadores;
- Perceber o conflito e refletir sobre as inúmeras variáveis de resolução;
- Desenvolver competências e habilidades na área da Comunicação Não Violenta, escuta ativa e empatia;
- Participar através da mediação da Cultura de Paz.
 
 
FASE 1:
 
Teórico Vivencial: 134 h/a

Início: 06
de Abril/2018

Término:
05 de Outubro/2018.

Horário:
(sextas semanais) – das 13h às 17h.
                 (domingos último de cada mês) – das 8h às 12h e das 13h às 16h
 
 
MÓDULO I (básico) – 50 h/a

Temas a serem desenvolvidos:
 
MÓDULO II (específicos) : 84h/a

Temas a serem desenvolvidos:
 
Término do eixo Teórico Vivencial - 134 h/a: 05 de outubro 201.
 
FASE 2:

Prática: 60 h/a

Início:
Novembro/2018 (previsão – podendo ser alterada a data conforme instituição parceira)

ESTÁGIO PRÁTICO -
 (módulos I e II são pré-requisitos).

60 horas de atendimento

SUPERVISÃO
- quinzenal, enquanto estiver estagiando para cumprir as 60h de atendimento.
 
“Quanto aos investimentos da Fase 1 e da Fase 2 (supervisão) entrar em contato com o CAIFCOM.”
 

Equipe:

Ana Maria Marques - Consultora em Desenvolvimento Humano – Criatividade e Sensitividade:*Arteterapeuta, *Terapeuta de Família e Casal, *Mediadora de Conflitos, *Facilitadora de Círculos Restaurativos,*Facilitadora de Práticas Dialógicas e Colaborativas (Desenvolvimento de Habilidades em Comunicação – Padrão Comunicacional, Grupos de Estudos em Comunicação Não Violenta – CNV, Encontros Dialógicos - Metodologia Kay Pranis), *Acadêmica de Psicologia – FTEC/IBGEN, *Facilitadora de Formação em Terapia Comunitária , *Coordenadora do Curso de Mediação – CAIFCOM,*Assistente Social CRESS3489.

Ana Paula Deon Lunkes – Psicóloga, Assessora de Gestão Organizacional e de Empresas Familiares, Mediadora de Conflitos com Empresa Familiar.

Júlia do Couto e Silva Freitas - Advogada (OAB/RS 99.174) formada pela PUCRS; estudante de Licenciatura em Filosofia na UFRGS; Integrante do Grupo de Mediação do SAJU (Serviço de Assessoria Jurídica Universitária) da UFRGS; Mediadora de Conflitos em formação pela CLIP; Mediadora de Conflitos em formação pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul; Facilitadora de Círculos Restaurativos.

André Luís Souza de Moura - possui formação policial militar e pedagógica, Bacharel em Direito, com especialização em Trânsito e Pós Graduação em Direito Administrativo. Mestrando em Psicanálise da Educação. Mediador Arbitral da 1ª Turma do IARGS. Professor e Escritor. Diretor do Departamento de Direito de Trânsito do IARGS . Diretor Geral - CEO e Mediador Arbitral da GDT Assessoria & Consultoria e Câmara de Mediação. 
 
Marcelo de Assis Sacchi – Advogado, Pós -Graduado em direito Público, Terapeuta Comunitário, Formação em Círculos de Justiça Restaurativa, Formação em Liderança e Gestão de Conflitos, Treinamento de Liderança, Atuação Voluntária na Resolução de Conflitos Individuais e Familiares, Ministrante e formador de Ministrantes para resolução e gestão de conflitos de Casais (MMI – Marriage Ministries International).
 
Michele Polleto - Pós-doutora em Psicologia (UFRGS), psicanalista, psicóloga, docente do curso de Psicologia (Faculdade Ftec/IBGEN).


OBS: *As datas e horários de 2018 poderão ser alterados conforme demanda.
*Nas datas próximas a feriados a aula será antecipada ou ocorrerá em dia a ser combinado. *A formação será suspensa caso não tenha o nº mínimo de participantes estipulados pelo CAIFCOM.
 
 
MAIS INFORMAÇÕES:

CAIFCOM

Rua Almirante Barroso, 689  Bairro Floresta – CEP 90220-021, Porto Alegre/RS
Fones: (51) 3737-1261 / (Tim) 98285-3254